sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Finka Pé em Paris

.
O grupo Finka Pé actuou em Paris no dia 13 de Novembro, em conjunto com a cantora Nawal e “Les Femmes de la Lune” (http://www.nawali.com/), no âmbito do Festival “Ville des Musiques du Monde” organizado por Deux-Pièces Cuisine, e a convite da “Maison des Tilleuls”.

O Finka-Pé e o “batuque”

«O grupo Finka-Pé surgiu em 1989 no Bairro Alto da Cova da Moura, no âmbito das actividades desenvolvidas pela Associação Cultural Moinho da Juventude. Inteiramente formado por mulheres cabo-verdianas que habitavam (ou ainda habitam) no bairro, este grupo tem-se dedicado nos últimos 20 anos à prática do batuque como forma de divulgação da cultura cabo-verdiana e manutenção das tradições do seu país.

O batuque é um dos géneros mais representativos do património musical da ilha de Santiago, tendo referências desde o século XVII. No seu contexto habitual, em Cabo Verde, são importantes momentos de convívio das comunidades. Festas religiosas, vésperas de casamentos ou baptizados e a recepção de convidados estrangeiros, são algumas das ocasiões escolhidas para se fazerem batuques.

A maioria das mulheres que formam o Finka-Pé aprendeu o batuque em Cabo-Verde durante a sua adolescência segundo o processo tradicional de transmissão oral. A aprendizagem da música e da percussão é feita por imitação nas primeiras vezes em que participam em batucadas. Quanto à dança, é treinada e experimentada entre as jovens quando vão fazer recados fora de casa, longe de quaisquer olhares curiosos, até se sentirem com coragem para se exibir no terreiro.»

(Adaptação de um texto de Jorge Ribeiro, musicólogo)

As Batucadeiras estão conscientes da sua identidade cultural: uma identidade não construída pela negativa, contra ou a favor de uma referência europeia, mas pela positiva, por aquilo que é.

O batuque é uma integração do corpo, dos sentimentos: dançando e cantando vão exprimindo os medos, receios, preocupações, vão dando conselhos e esperanças, vão reflectindo sobre o papel da mulher. A vida quotidiana está integrada na sua arte que é a arte do corpo enquanto vivência absoluta das suas emoções, dos seus pensamentos, sensações e problemas.

A arte do grupo Finka Pé não só envolve as batucadeiras, mas a família, vizinhos e amigos.

Finka-Pé em Paris

Do grupo de 20 batucadeiras, 13 participaram nesta viagem a França. Havia 5 pessoas com mais de 60 anos. Uma batucadeira de 73 anos acompanhou o grupo com toda a sua força e sabedoria, transmitindo nos subúrbios de Paris a dignidade do seu povo e a abertura para com a cultura dos outros. O encontro com os filhos, os familiares e amigos cabo-verdianos a trabalharem em França proporcionou o orgulho pela beleza da sua cultura.

Nos dois dias antes do espectáculo, Nawal e Finka Pé orientaram em Paris três workshops de “encontro musical” entre mulheres da Argélia, das Ilhas Comores, do Senegal, da França e da Síria. Foram encontros fabulosos que desencadearam novos planos para o futuro.

O projecto do novo espectáculo apresentado pelo grupo Finka Pé foi coordenado pelo Prof. Domingos Morais, no âmbito de uma Parceria com a Escola Superior de Teatro e de Cinema. A actriz Amélia Videira elaborou o script e dirigiu a encenação.

O projecto teve o apoio financeiro do ACIDI. As batucadeiras pagaram a sua viagem com os cachets dos espectáculos que fizeram este ano em Portugal.

As Batucadeiras têm conseguido durante os seus 20 anos de existência demonstrar a sua arte em inúmeros sítios em Portugal, Espanha e Bélgica. Só no passado mês de Novembro de 2009 realizaram cerca de 9 actuações:

Dia 1: Bairro Alto da Cova da Moura – aniversário do Moinho da Juventude
Dia 5: Hotel Tivoli Lisboa – Conferência das Mulheres da CPLP
Dia 7: Teatro Municipal de Torres Novas – workshop (à tarde) e espectáculo (à noite)
Dia 8: Antestreia do novo espectáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema
Dias 11-12: Workshop em Blanc-Mesnil com Nawal e “Lesfemmes de la Lune” (Paris)
Dia 13: Teatro LeFORUM em Blanc-Mesnil (Paris)
Dia 17: TagusPark, em Oeiras
Dia 20: Hotel Sana Lisboa Parque
Dia 22: Workshop no Moinho da Juventude com um grupo de Oeiras

Sem comentários:

Enviar um comentário